Qual o segredo para ganhar dinheiro utilizando marketing de conteúdo?

Tempo de leitura: 10 minutos

Segunda imagem Marketing de Conteudo

As informações que vamos dar a você são uma dadiva. Aproveite!

Sem vendas e lucro, não há empresa de sucesso!

Essa é uma afirmativa que qualquer empreendedor, independente do setor, não questiona. Por isso conquistar clientes e, gerar lucro são itens que fazem parte da lista dos desafios enfrentados pelas empresas no dia a dia.

No mundo virtual não é diferente. Mas, o quê os empreendedores de sucesso já sabem há algum tempo é que o investimento na construção de ativo de longo prazo é o melhor caminho para chegar ao pote de ouro no fim do arco-íris, ou seja, ao cliente.

E qual é esse ativo?

A produção de conteúdo de qualidade aliada às estratégias de marketing digital.

Neste artigo vou ajudar você a entender de uma vez por todas os benefícios do marketing de conteúdo.

Qual o lugar do marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo tem lugar cativo na arena virtual. Essa é uma tendência tão forte que 90% das estratégias de marketing digital se baseiam em conteúdos.

E quando falamos de marketing, sem dúvida não da para desconsiderar a importância do marketing digital.

Pesquisas recentes mostram que 60% dos profissionais da área de marketing pensam em ampliar o uso de estratégias relacionadas ao marketing de conteúdo, priorizando cada vez mais a qualidade do material veiculado, diversificando as estratégias e suportes de veiculação e ampliando a rede de afiliados.

Os motivos para isso não são poucos, pois os resultados alcançados em termos de capacidade de um potencial comprador reconhecer que uma marca é membro de uma categoria de produtos (brand awareness) e gerar fidelização são incríveis.

Neste artigo vou ajudar você a percorrer de uma vez por todas o caminho das pedras e conhecer, na prática, formas de ganhar dinheiro com o marketing de conteúdo.

Marketing de ConteúdoO que é marketing de conteúdo? 

O marketing de conteúdo é uma tendência de sucesso no mundo empresarial e só evidencia a importância do marketing digital.

Mais do que uma forma de ganhar dinheiro, é uma estratégia para gerar vínculos com os usuários. Não é à toa que o conceito mais famoso entre os profissionais de marketing está firmado na ideia de que o “conteúdo é o rei”, ou ainda que “conteúdo é amor”.

O marketing de conteúdo, ou content markentig, é uma estratégia utilizada para gerar reações positivas no usuário, com a intenção de atrair novos clientes (prospectar), fidelizar os já existentes ou mesmo converter o interesse de clientes em novas aquisições.

Consiste em criar conteúdo atrativo para o público de interesse, agregar valor e demonstrar que você entende, com profundidade, de um determinado assunto ou tema.

A ideia central é gerar confiança e credibilidade, por meio da vinculação de informação consistentes e especializada.

Para ficar mais claro

Marketing de conteúdo é uma técnica de marketing digital que consiste em analisar e tentar compreender o que o público de interesse quer ou necessita, para posteriormente poder oferecer de uma forma mais significativa e, sobretudo, com maior atratividade produtos e serviços.

Está não é a única, nem a melhor definição, mas permite compreender o conceito geral do que venha a ser marketing de conteúdo e seu papel para fortalecer a importância do marketing digital.

Quais os pilares do marketing de conteúdo?Pilares do Marketing de Conteudo

  • Construir uma relação forte com o cliente (atuais e potenciais)
  • Oferecer conteúdos de qualidade e valor agregado
  • Gerar canais de comunicação menos invasivos
  • Fazer de seu cliente um membro importante em sua comunidade
  • Gerar confiança e lealdade

O foco não está em mostrar e convencer, diretamente, o cliente a adquirir determinado produto ou serviço, mas mostrar a ele como você pode ajudar a resolver determinadas necessidades.

Ao acessar sua página, blog ou Fan Page, o cliente deve encontrar artigos, infográficos, vídeos, entre outros recursos com conteúdos que lhe remetam desejo de dedicar algum tempo de atenção, e acima de tudo que não causem a sensação de invasão.

A atenção que o cliente dedicar ao conteúdo deve mesmo valer à pena para ele. Preste atenção, valer à pena para ele.

Reforço essa ideia, pois o marketing de conteúdo respeita o tempo do cliente e, assegura que sua visita ou interação realmente valha à pena.

Qual a origem do marketing de conteúdo?

Se você pensa que o marketing de conteúdo é uma estratégia nova e revolucionária, você só acertou 50%.

A história mostra que o marketing de conteúdo foi inaugurado em 1895, quando a empresa John Deere, lançou uma revista direcionada a seus clientes. Portanto, o marketing de conteúdo não é uma ideia nova.

Ainda na primeira metade do século 20, diversas empresas fizeram uso de estratégias semelhantes, a Michelin, Jell-O, Sears e a P&G são exemplos emblemáticos.

A Michelin, por exemplo, fez uma campanha muito interessante para as pessoas utilizarem mais seus carros e, portanto gastar os pneus. A empresa criou um guia com os melhores restaurantes do país.

A ideia era fornecer informações que impulsionassem os donos de carros a percorrer distâncias mais longas. Que melhor argumento para fazer alguém se deslocar, do que o prazer em conhecer um bom restaurante e ter uma agradável experiência gastronômica?

Na segunda metade do século também tivemos história memoráveis. Quem não se lembra da mãe tirar e guardar o invólucro da lata de Leite Moça, para fazer a receita que vinha no verso. Elas até faziam caderninhos com essas receitas e passavam de geração em geração.

Pois é, a veiculação de conteúdo de qualidade pode até não ser uma estratégia nova, mas sem dúvida é revolucionária em termos de marketing, e na área do marketing digital tem lugar garantido. .

Você pode perguntar

Se todas essas campanhas já faziam uso de conceitos presentes no marketing de conteúdo, por que somente a alguns anos vem crescendo o interesse em conhecer melhor e fazer uso dessa estratégia?

Bom, primeiro é necessário saber que a Custom Publishing Council ou Conselho de Publicações Personalizadas, foi criada somente em 1998, sendo esta organização responsável por disseminar o conceito e as estratégias relacionadas ao marketing de conteúdo.

Em segundo, o termo marketing de conteúdo foi utilizado, pela primeira vez, em 2001, quando a Penton Custom Mídia passou a integrar esse tipo de estratégia às suas campanhas.

Ou seja, a disseminação massiva das estratégias de marketing de conteúdo é relativamente recente, mas as cifras que move não deixam dúvidas sobre sua importância.

O crescimento do Marketing de ConteúdoO crescimento do Marketing de Conteúdo

Hoje, 25% do orçamento de marketing circulantes nos EUA, são consumidos com marketing de conteúdo e 88% das marcas, dentre as quais gigantes, médias e pequenas empresas, fazem uso desse recurso.

E claro, com o crescimento da internet, o potencial criativo em torno do marketing de conteúdo aumentou exponencialmente.

Tanto é verdade que em negócios de importação (Saiba tudo sobre Importação de Produtos)  envolvendo empresas de importação e exportação, distribuidores atacadistas, varejistas, compradores independentes e, principalmente aqueles que lindam com e-commerce, a presença do marketing de conteúdo é parte obrigatória do plano de negócio, sendo que muitas dedicam especial atenção na parte dedicada às estratégias de venda e à importância do marketing digital.

Olha que isso não acontece só com a as grandes empresas, que movimentam bilhões com negócios de importação, mas com as de médio e pequeno porte também, pois a demanda de conteúdo especializado sobre logística, legislação, sistemas modais de fronteira e outros temas do setor, são imensos.

Muito bem, agora que você já conhece a história e o conceito do marketing de conteúdo, vamos dar algumas dicas para ganhar dinheiro na internet com esse recurso.

Como ganhar dinheiro com marketing de conteúdo?

Veicular conteúdo é claro. Mas conteúdo de qualidade, por meio de estratégias diversificadas. Aqui seguem algumas estratégias sem risco de erro.

  • Publicar artigos de qualidade em seu blog e Fan Page priorizando sempre a qualidade e o ritmo de publicação.
  • Ampliar o tráfego para seu blog. Para isso uma boa estratégia é publicar artigos como convidado em outros blogs (Guest Posts). Lembre-se, para ser convidado você também deverá convidar. 
  • Entrar em, ou criar, uma rede de blogs, na qual os afiliados possam aperfeiçoar as estratégias de SEO.
  • Publicar e-books no seu próprio blog ou na Amazon. É de conhecimento que a disponibilização de e-books gratuitos aumenta o tráfico e atrai leitores, aumentando em até 15% a rentabilidade on line.
  • Investir na veiculação de vídeos e podcast. Essas mídias são uma excelente maneira de interagir com os usuários e ampliar o tráfego orgânico.
  • Oferecer cursos gratuitos e pagos. A oferta de cursos gratuitos gera tráfego e fideliza usuários. E claro, a oferta de cursos pagos ampliam a conversão financeira, além de agregar credibilidade ao site.
  • Realizar marketing de Afiliados. Esta estratégia consiste em enviar o seu tráfego para o site de outra pessoa para que ela realize compras de produtos ou serviços. Para cada pessoa que efetuar uma compra você ganha uma comissão de venda.

Essa última dica é importante, mas tenha em mente que um site recheado com anúncios e nenhuma autoridade ou confiança pode gerar ao cliente a sensação de invasão, ou mesmo fazer com que o mesmo compreenda se tratar de um spam. Isso será péssimo e não trará bons resultados.

O bom senso poder ser uma árvore que não cresce no quintal de todos. Mas deve estar presente em toda estratégia de sucesso quando o assunto é marketing de Afiliados e marketing de conteúdo.

Por isso, quando bem feito, o enlace entre o marketing de conteúdo e o marketing de Afiliados pode ser um aestratégia interessante, simples e barata. Inclusive existem sites especilizados como o GoDaddy, Hostgator ou mesmo a rede de blogs Blogger.

Principais tipos de conteúdo para marketing digital

Para ajudar você a conhecer os principais tipos de conteúdos produzidos segue uma listinha básica.

  • Artigos
  • Atualidade
  • Humor
  • Notícias
  • Conselhos
  • Vídeos
  • Infográficos
  • Apresentações
  • Estudos de caso
  • Informes
  • Ferramentas
  • Review
  • Whitepapers
  • Webness
  • Podcast
  • e-book
  • News Letters
  • Cursos
  • Eventos off-line

O fluxo financeiro promovido pelo marketing de conteúdo movimenta bilhões. Não espere mais, comece suas ações hoje mesmo.

Espero que o conteúdo aqui disponibilizado tenha sido útil e agradável, pois meu maior interesse é que na prática você tenha conseguido compreender um pouco mais sobre o que é, e como ganhar dinheiro com marketing de conteúdo.

Até a próxima