O que é DropShipping?

Tempo de leitura: 4 minutos

Já imaginou ter um negócio de importação de produtos onde você não precisa ter estoque, nem se preocupar com a logística e entrega do produto ao cliente? Pois esse negócio existe e, melhor ainda, você ainda recebe o valor do produto antes mesmo de ter que pagar por ele! O segredo está na pergunta: O que é Dropshipping?

Leia esse artigo e saiba mais sobre essa técnica do mercado de importação.

Mas afinal, O que é DropShipping?

O que é DropshippingDropShipping é um método de cadeia logística, onde você atuará como revendedor. Porém, nesse caso, você não tem um estoque dos produtos que vende.

Você cria um catálogo online, ou um e-commerce, onde apresentará os produtos de um ou mais fornecedores.

As vendas que forem efetuadas nessa página, você redireciona aos fornecedores, que são responsáveis por toda a logística, ou seja, eles é que cuidam de embalar e enviar o pedido diretamente ao cliente.

O que você faz, basicamente, é receber o valor pago pelo cliente e repassar a parte do fornecedor, que cuida de todo o resto.

Como começar com meu negócio de Importação DropShipping?

O que é Dropshiping Para QuedasVocê basicamente precisa aprender como realizar essa técnica de importação.

Com esse conhecimento em mãos, você pode partir para a criação do seu próprio e-commerce, ou seja, da sua própria página de vendas/catálogo e/ou se utilizar de sites de leilão como Mercado Livre e OLX.

As vantagens desse modelo de negócio

Antes de mais nada, você não precisará montar um estoque, logo esse custo é zero.

Para montar seu e-commerce também existem ferramentas gratuitas que você pode utilizar, bem como sites de venda/leilão que costumam cobrar apenas comissões ou taxas sobre as vendas efetuadas. Logo, esse custo também é zero.

O processo funciona da seguinte maneira. O cliente te paga pelo produto e você repassa a parte que cabe ao fornecedor. Assim, seu lucro é imediato!

Você terá acesso a uma enorme variedade de produtos, o que é facilitado pelo fato de não precisar de estoque! Sua única preocupação é encontrar os melhores fornecedores.

A quantidade de fornecedores que trabalham dessa maneira é grande, logo você pode ir otimizando seu negócio entre fornecedores que oferecem melhores preços, que entregam mais rapidamente, fornecedores mais confiáveis, enfim.

Seu trabalho não dependerá da quantidade de pedidos recebidos! Lembre-se que toda a parte operacional fica a cargo do fornecedor! Logo, mesmo que seus pedidos cresçam, o mesmo não acontece com seu trabalho, que crescerá em menor proporção!

Suas despesas fixas serão baixas, pois esse é o tipo de negócio que você consegue tocar sozinho, sem nem precisar de funcionários! E se precisar, comemore! Pois então seu negócio online terá crescido muito!

É um negócio fácil de administrar e bastante flexível. Você só precisará de um computador com acesso à internet para que tudo funcione perfeitamente.

As desvantagens também existem

A competição no mercado de e-commerce é grande, então é fundamental encontrar uma forma de se destacar. (Aqui é legal você fazer um trabalho profissional de Marketing Digital, o que boa parte de seus concorrentes não faz. Acesse nossa categoria de Marketing Digital que está em constante atualização sempre com conteúdo voltado a te ajudar nessas questões).

O lucro em cima de cada produto vendido é relativamente baixo, se comparado com lojas que mantém estoques. Porém seu custo também será menor, muito menor!

Como a logística fica toda na mão do fornecedor, nesse aspecto você está a mercê dele, já que não poderá atender a reclamações de seus clientes no que se refere a prazo de entrega.

Também por esse motivo, você não tem muito como controlar a qualidade de todos os produtos, nem mesmo a qualidade de entrega. O produto pode ser entregue com defeitos, ou mesmo sofrer danos no transporte.

Por isso, é muito importante que você defina e comunique claramente a seus clientes como funciona sua política de trocas e devoluções.

Mas, apesar de percalços, que são comuns em qualquer tipo de negócio, será possível ir afunilando fornecedores e formando uma rede confiável.

Conclusão

O que é Dropshipping Trabalho

Agora que você já sabe o que é DropShipping, sabe que é um modelo de negócios viável, inovador e rentável.

E aí? Pronto para apertar o cinto e decolar com seu negócio?

Fonte: Wikipedia