Ideias Empreendedoras que Deram Certo

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Ideias EmpreendedorasPara aqueles que tomaram a decisão de abrir ou colocar para funcionar o seu próprio empreendimento, talvez já seja natural saber que é preciso se capacitar constantemente, estudar e estar atualizado, não é mesmo? No entanto o que acontece é que pouco se escuta falar sobre ideias empreendedoras que deram certo, exemplos reais que podem servir de motivação para o futuro.

Hoje vamos falar sobre ideias empreendedoras que deram certo e um pouco mais sobre o universo que gira ao redor do empreendedorismo e as percepções de inovação. Preparados? Vamos lá!

Ideias Empreendedoras de negocio

Ideias Empreendedoras Figura 2O nosso objetivo é mostrar como pessoas normais conseguiram identificar um mercado existente em um ramo de negócio.

Esse dado é fundamental para entender ideias empreendedoras e saber como tirar a sua do papel.

Marcas que deram certo

A marca Imaginarium, que hoje em dia é referência em design com inovação e diversão, nasceu como uma alternativa de fuga de um médico nos anos 80.

Cansado de não ter tempo para a sua família, ele optou por deixar tudo e começar a vender produtos de natal artesanais em feiras locais.

Hoje em dia a marca, além de referência no ramo, está presente em 192 lojas pelo território geográfico brasileiro, sem contar as mais de 600 multimarcas que a vendem e também a loja virtual da mesma.

É ou não um exemplo certeiro de ideias empreendedoras que deram certo?

Para pensar em uma ideia de projeto de negócio que possa funcionar, talvez você não precise ir muito longe, assim como fez a Imaginarium.

Descobrir algo que saiba fazer bem e continuar fazendo bem é a chave do sucesso para ideias empreendedoras darem certo!

Por isso, seguindo ainda a mesma lógica da marca Imaginarium, uma boa ideia de negócio sempre surge de algo original e inovador, ou seja, que não exista no mercado ou que não se encontre facilmente.

Negócios rentáveis

Ideias Empreendedoras Figura 3Há um conceito que está sendo trabalhado há algum tempo, mas que poucos realmente conseguem entender a essência dele.

O conceito chama “Oceano Azul” e se trata de uma teoria que diz que para um negócio ser realmente rentável, é preciso esquecer a concorrência e olhar diretamente às necessidades não cobertas, descobrir quais são as áreas de mercado não exploradas, os “oceanos azuis” do mercado.

A partir dessas ideias empreendedoras que surgem com uma análise Oceano Azul, a vantagem competitiva da empresa é única e pode elevá-la a uma posição muito a frente de todos os outros competidores.

Uma das ideias empreendedoras que deram certo ao utilizar esse método é a BagNews, que conseguiu enxergar uma necessidade de cuidar do meio ambiente, mas ao mesmo tempo atender a necessidade da publicidade como patrocinadora de ideias e materiais.

Dessa análise, surgiram sacolas ecológicas repletas de anúncios e que são distribuídas em locais comerciais.

Desse jeito, quem paga o produto são os próprios anunciantes de publicidade em sacolas e ainda provoca o consumo consciente, já que as sacolas são reutilizáveis.

Hoje, a BagNews conta com dezenas de franquias pelo país e é referência em sacolas de mídia sustentáveis, uma ideia sem concorrentes direto, já que foi um oceano tão inexplorado que não havia nem com quem competir.

E por falar em Oceano Azul, Inesplorato.

A Inesplorato é, desde a criação do nome (Inesplorato significa desconhecido em italiano), o maior exemplo de empreendedorismo Oceano Azul da era virtual que tenho conhecimento.

Imagine não uma empresa ou organização que faça o diferente! Mas sim uma empresa ou organização que tem como objetivo, fazer com que seus clientes pensem e façam diferente!

A empreendedora Debora Emm conseguiu enxergar um vácuo no mercado, o vácuo da necessidade de informação importante rápida e certeira na hora que for necessário.

Como assim?

A inesplorato vende curadoria de conhecimento e o seu público é aquele que quer aprender algo novo mas não sabe por onde começar.

Os clientes realizam uma entrevista com eles e com um prazo médio de 40 dias, recebe uma caixa (as caixas de curadoria direcionada) com livros, artigos, filmes e comentários para auxiliar no aprendizado.

Esse serviço demanda muitas horas de trabalho e tem o custo dos conteúdos incluídos nas caixas. Sendo assim um serviço não tão acessível a todo o público.

Porém, a Inesplorato acredita que o conhecimento é fundamental para a evolução humana, e tem como missão democratizar seu serviço de curadoria de conhecimento.

A missão da Inesplorato

Com essa missão pela frente, criaram um empresa “filha” na Inesplorato, o Mappa. Voltado para conteúdos online e com um preço muito acessível (primeiro mês gratuito e um valor praticamente simbólico nos outros meses).

E com o Mappa conseguiram o objetivo de disponibilizar seu serviço de curadoria para todas as pessoas.

Eu mesmo me inscrevi nesse serviço online, e me surpreendi logo de início pela entrevista realizada ao fazer meu cadastro.

Perguntas totalmente “fora da caixinha”, que me levaram a pensar e refletir a cada passo, a cada pergunta respondida.

E no final da entrevista, me sugeriram um filme, um vídeo e uma animação. Três conteúdos, dos quais, dois eu já consumi!

E conforme fui assistindo e concluindo as tarefas no portal do Mappa, mais um passo era adicionado com a informação de que em algumas horas outro conteúdo estaria disponível para que eu pudesse consumir.

Minha opinião sobre o serviço da Inesplorato? Visionário e inspirador!

É ou não é uma ideia empreendedora que deu certo?

Como ganhar dinheiro na internet

Ideias Empreendedoras Figura 4O empreendedorismo digital está a todo vapor e é um solo muito fértil para ideias empreendedoras darem certo.

Demanda pouco investimento com infraestrutura, é um mercado que ainda tem muito para ser explorado e há uma tendência enorme no mundo à digitalização.

Você pode ter uma loja virtual, assim como pode ter lojas dentro de redes sociais, ou desenvolver um aplicativo que possua opções de venda dentro dele e assim por diante.

Acontece que assim como é fácil entrar no mundo do empreendedorismo digital, é muito fácil sair dele também.

As barreiras de mercado são poucas, já que é acessível para muitos e resulta ser fácil copiar as vantagens competitivas de uma marca.

Trabalhar em casa

Antes, trabalhar em casa era coisa de quem estava doente e o chefe emprestava o notebook da empresa para poder trabalhar sem sair de casa. Hoje em dia, com a internet, esse costume vem mudando aos poucos.

Qualquer pessoa que opte por executar ideias empreendedoras pelo meio virtual, sabe que o seu escritório será a sua casa. Essa é uma das vantagens daqueles que querem ser empreendedores digitais.

Com isso, também surge a necessidade de estar cercado de fatores motivadores pela sua casa, já que o limite entre trabalho e lazer ficará um pouco difuso.

Aqui também cabe voltar ao debate sobre a produtividade e a força de vontade de manter um negócio online, já que as ideias empreendedoras que deram certo enfrentaram diversos desafios relacionados com o momento inicial que estanca, e a falta de motivação. Foco!

Como o Marketing de Conteúdo pode alavancar seu negocio

Ideias Empreendedoras Figura 5O Marketing de Conteúdo é um elemento importantíssimo para aqueles que querem levar adiante ideias empreendedoras pela internet. Essa ferramenta veio para mudar a nossa ideia de relação marca-cliente.

Esqueça-se da premissa “a empresa tem que chegar até o cliente”.

Com o Marketing de Conteúdo e suas ferramentas estratégicas, o que acontece na realidade é o total inverso.

Palavra-Chave

A empresa irá decidir a palavra chave que deseja vincular ao seu produto. Por exemplo, uma marca que vende e-book sobre dietas por internet poderá escolher “emagreça já”.

Ao investir em um Marketing de Conteúdo com essas palavras sempre vinculadas à sua marca, uma pessoa que realmente queira (necessidade) emagrecer já, irá procurar em buscadores online como Google ou Yahoo! essas palavras chaves.

O importante é que o seu Marketing de Conteúdo seja eficiente para que o seu link apareça entre os dez primeiros resultados nos buscadores.

Será uma via de mão-dupla de ajuda. O cliente irá ficar satisfeito ao encontrar o site com dicas e materiais digitais sobre como emagrecer já, podendo estar cada vez mais perto de cumprir com seu objetivo. E a empresa irá concretar vendas reais, já que irá vender a uma pessoa que realmente precisava do seu conhecimento.

Ideias empreendedoras físicas no meio digital

Ideias Empreendedoras Figura 6A realidade é que muitas ideias empreendedoras que deram certo não nasceram focadas para a internet, elas nasceram para funcionar a pleno vapor no mundo real. E está tudo bem.

Mas isso não significa que elas devam ignorar totalmente o mundo digital, o Marketing de Conteúdo ou deixar de considerar o tempo trabalhando em casa para estar na internet.

Hoje, a empresa que não é encontrada nos buscadores do Google, não existe para a sociedade.

Não precisa ter uma loja virtual, basta ter um site corporativo, com dados telefônicos, geográficos e sobre o que a empresa faz, dados básicos. Esse é o fenômeno do teor de legitimação da internet ao mundo real, já é quase uma obrigação estar nela.

Então, como plasmar um diferencial na era digital?

Seja a sua empresa física ou totalmente virtual, para fazer diferente é preciso olhar justamente as ferramentas do Marketing de Conteúdo e investir na projeção da sua marca no mundo digital e físico.

Ideias empreendedoras que deram certo não copiam um modelo já existente, mas criam o seu próprio modelo, capaz de tirar os concorrentes da sua zona de conforto.

Se você acha que possui ideias empreendedoras oceano azul, o primeiro passo está dado, agora depende somente da sua motivação e responsabilidade!

Espero que o conteúdo aqui disponibilizado tenha sido útil e agradável, e que as ideias aqui apresentadas possam lhe servir como motivação para seu próprio negócio.

Até a próxima